Parceiros na Criação alargam a “família” e trazem Casa da Esteira ao mercado

Depois de h’ OUR chegou a hora de Casa da Esteira. A nova marca do produtor do Douro Parceiros na Criação (PNC) tem, para já, duas versões: Reserva Tinto e Touriga Nacional. O vinho branco chegará mais tarde.

Os vinhos e o azeite da PNC estrearam-se no mercado em outubro de 2013, na altura com a marca h’OUR. Um projecto familiar de João Nápoles de Carvalho, da mulher, Joana Pratas, e dos filhos Teresa e António. Agora, a família aposta numa nova marca: ‘Casa da Esteira.

Casa da Esteira Reserva tinto 2014′ e ‘Casa da Esteira Touriga Nacional tinto 2015’: são estes os vinhos que acabam de lançar. Se o primeiro é um vinho feito de Vinhas Velhas – o que pressupõe um blend natural, feito na vinha -, o segundo é um monocasta, feito apenas com uvas de Touriga Nacional provenientes de uma vinha replantada, por João Nápoles de Carvalho, em 2005.

A identidade gráfica e o design dos rótulos esteve a cargo da arquiteta Rita Peres Vicente, do Taini Creative Studio, que criou um símbolo partindo da união de dois ‘J’, um de João e outro de Joana, de onde nascem dois traços, a representar a Teresa e o António.

Surge então uma casa, cujo topo é composto por quatro elementos, ou seja, os membros da família Pratas Nápoles de Carvalho, aka PNC (sigla que deu origem ao nome Parceiros Na Criação).

E porquê Casa da Esteira?

“Assim é conhecida a casa onde vivemos, uma casa cujas portas são protegidas do sol por esteiras; uma casa erguida por entre vinhas e vales, na Quinta de Montravesso, a poucos quilómetros da aldeia de Barcos, no concelho de Tabuaço, em pleno Douro vinhateiro. Mais do que um espaço físico, a Casa da Esteira representa a união dos quatro elementos da PNC: o João, a Joana (eu) e os nossos filhos, a Teresinha e o António”, conta-nos Joana Pratas.

Com sede no Douro, a Parceiros Na Criação é uma empresa de produção e comercialização de vinhos e azeite. PNC é a sigla da empresa, cujo nome surgiu com base nas iniciais dos apelidos do casal Joana Pratas e João Nápoles de Carvalho, parceiros na criação desta empresa familiar.

Sob o lema “Chegou a hora de partilhar o que é nosso… O nosso que queremos que seja vosso!”, a PNC apresentou-se no mercado no final de 2013.

Na altura com três referências – branco, tinto e azeite – e, posteriormente com mais duas: um monocasta de Touriga Nacional (em 2014) e o rosé (em 2016).

Gonçalo Villaverde

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