A produção especial gastronómica dedicada à Pascoa estreia hoje, 23 de março, no Canal História. Diogo Noronha é o chef convidado para a VI edição de ‘A Última Ceia’.
O canal História propôs um desafio a Diogo Noronha: recriar a ementa da Última Ceia de Jesus Cristo e os apóstolos, de forma inovadora. Desafio aceite!
Para esta edição, o canal teve como principal inspiração o Mar. E quem melhor do que o chef do restaurante Pesca para transpor para a mesa esta temática?
Defensor de uma cozinha pura, aliada ao estilo de vida sustentável e da qual o peixe fresco é maioritariamente matéria prima, Diogo Noronha recria esta noite, pelas 22h40 a mais célebre ceia da história, de acordo com a sua visão e inspiração pessoal.
Para o chef esta pode ser interpretada como o anúncio da “celebração da renovação, da fertilidade, do renascimento da vida após a aparente ausência dela, ou seja, pela vitória da vida sobre a morte ou da chegada da primavera sobre o inverno”, assume Diogo.
Desta forma, o menu do chef do Pesca sustenta a recriação de quatro pratos: couvert, uma entrada, um prato principal de peixe e uma sobremesa, que refletem esta noção de ritual de passagem, renascer, ressurreição e de nova vida.
MENU ÚLTIMA CEIA – HISTÓRIA 2018
Couvert
Pão ázimo de sésamo e cominhos, mexilhão fumado, piso de urtigas e azedas
Entrada
Tártaro de atum, salada de trigo tufado, ervas frescas e avelãs
Prato Principal
Tamboril na brasa, cenouras brancas e raiz de salsa, caldo de açafrão e gengibre, algas e plantas costeiras
Sobremesa
Ovo de chocolate recheado com mousse de mel, própolis e damasco
A proposta de menu ‘A Última Ceia do chef Diogo Noronha’ estará disponível de 27 de março a 1 de abril, no restaurante Pesca, com morada no número 27 da Rua da Escola Politécnica (Lisboa), como opção de refeição ao almoço ou jantar (preço: 50€ por pessoa, Wine pairing: 25€).