Aceitámos o convite da Go Foodies para participar no Workshop sobre Ouriços-do-mar e ficámos a conhecer melhor este (delicioso!) invertebrado marinho.
Enquanto na Ericeira se realiza o Festival Internacional Ouriço do Mar (23 de março a 8 de abril), a Lux Gourmet foi aprender mais sobre esta iguaria num workshop/degustação sobre esta echinidea, que se realizou no Cook Lab da Universidade Lusófona, em Lisboa.
Para provarmos as ovas, tivemos de aprender a abrir o ouriço-do-mar. Pode fazê-lo com uma tesoura ou com uma faca – para os principiantes, aconselhamos a tesoura -, se optar pela tesoura basta fazer um corte na diagonal a partir do meio do Ouriço, ao qual se dá o nome de ‘Lanterna de Aristóteles’, até quase à extremidade, mas não até à extremidade.
Depois é só cortar em volta, como se tivesse a fazer/cortar a tampa. De seguida, retira-se a tampa, sacode-se o interior, extraí-se a parte mais negra desse interior (pode fazê-lo à mão), e passa-se a casca pela água das algas para limpar. Está pronta! Só restam as ovas, que pode comer logo de seguida.
Se optar pela faca, terá de colocar o ouriço de lado e dar-lhe umas pancadinhas secas em redor, até completar o circulo, de modo a que ele se divida em dois.
Há vários pratos que podem ser confecionados, com estas ovas. Também há quem as coloque na brasa, ao carvão com a casca, ou simplesmente – e para muitos a melhor forma -, ao natural.
Algumas curiosidades
A melhor altura para consumir
Ao contrário dos caracóis que não estão disponíveis nos meses com ‘R,’ os Ouriços do Mar estão disponíveis nestes meses, sendo que a melhor altura para os consumir é de dezembro a abril.
Como perceber se o ouriço é fresco?
Quando está morto fica com os picos de lado, como se estivesse penteado. Ainda assim, ele pode estar fresco: se ao abrirmos ele estiver com a ova aos pontinhos, com uma textura granulada, então significa que o Ouriço está fresco, se assim não for, não é fresco.
É possível congelar o ouriço?
Sim, mas para isso temos de abrir o ouriço, retirar a ova e guardá-la em vácuo.
Porquê que algumas ovas são de cor amarela e outras laranja?
As ovas amarelas são dos ouriços machos e as ovas cor de laranja são das fêmeas. As fêmeas, ou de cor alaranjada, são melhores, mais saborosas.
O preço?
É equivalente ao valor de uma ostra. Cerca de €2,50 a unidade.